O uso de tecnologias nas aulas de Arte
Introdução
Como
a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento estético? Uma
colher de pau, um lápis, um relógio de pulso ou um ônibus espacial
são tecnologias. Essas são formas que o ser humano encontrou para
realizar suas ideias e falar do que precisa. Mas nenhuma ferramenta
trabalha sem a vontade do individuo. Nenhuma tecnologia substitui o
desenho, o desígnio, o projeto.
Na
escola, o mais importante no ensino da arte é colocar o aluno em
contato com diferentes maneiras de expressar suas ideias, para que
amplie suas capacidades comunicativas e descubra suas próprias
formas de utilizar os recursos existentes. Será no dialogo entre as
linguagens, que cada um irá se aprofundar no funcionamento das
dinâmicas de composição da imagem a partir de suas próprias
necessidades expressivas.
É
muito importante colocar os alunos em constante estado de atenção e
reflexão sobre as formas de utilização da imagem na sociedade
contemporânea, tanto em relação àquelas produzidas com intenção
artística, como todas as que os meios de comunicação se apóiam
para passar suas mensagens.
As
imagens que cada vez mais ganham lugar de destaque nas mídias de
massa compõem um universo de elementos que passamos a referenciar
para transmitir nossos desejos, projetos e medos. O que vemos é uma
profunda padronização do aspecto formal no arranjo desses pedaços.
Pessoas e lugares aparecem nas composições artísticas e
comerciais, como se existisse apenas um caminho de comunicação.
Apenas um padrão estético.
Corpos
"photoshopados", resoluções infinitas em gigantescos
outdoors, avanços técnicos na produção gráfica e,
principalmente, a velocidade de propagação das imagens fazem com
que se abram novas possibilidades de expressão e uma necessidade de
estabelecer uma educação estética que englobe estes aspectos
contemporâneos de elaboração de formas visuais.
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